Governo pode pedir economia de energia, diz Lobão
Se o cenário não mudar, o governo poderá pedir à população que economize energia para garantir o fornecimento durante a Copa do Mundo
Caso as reservas das hidrelétricas não aumentem nos próximos meses, o governo poderá pedir à população que economize energia para garantir o fornecimento durante a Copa do Mundo, afirmou o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, segundo informações publicadas pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira. O ministro disse que é muito baixa a chance de apagão até novembro e que o governo não pretende cobrar mais de quem consome mais energia, como foi feito no fim do governo de Fernando Henrique Cardoso.
Caso o volume de chuvas no País seja insuficiente para reabastecer os reservatórios das usinas hidrelétricas, a demanda só será suprida mantendo todas as térmicas ligadas de março a novembro, quando inicia o período de chuvas. Se esse cenário se confirmar, o uso das térmicas resultará em um aumento no custo da energia. O Ministério de Minas e Energia, porém, ainda não definiu sobre o uso de todas as usinas térmicas ao longo do ano, segundo o jornal.