Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo trabalha por tarifa de Angra 3 abaixo de R$650/MWh, diz presidente da Eletronuclear

15 ago 2024 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários

O governo está trabalhando com a Eletronuclear para reduzir a tarifa da energia do projeto da usina Angra 3 para um valor inferior a 650 reais por megawatt-hora (MWh), disse o presidente da estatal nuclear, Raul Lycurgo.

Vista do complexo nuclear de Angra dos Reis, RJ
Vista do complexo nuclear de Angra dos Reis, RJ
Foto: Reuters

Segundo o executivo, estimativas realizadas em 2018 apontavam para uma tarifa de energia do projeto na casa de 480 reais por MWh, valor que com a correção inflacionária ficaria hoje entre 650 reais e 750 reais por MWh.

"Mas estamos trabalhando para conseguir um valor inferior a isso através de uma estruturação financeira mais eficiente para que isso possa representar uma tarifa menor para consumidor", afirmou Lycurgo a jornalistas em evento no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.

"Acho que teremos uma surpresa boa para tarifa; trabalhamos para uma tarifa abaixo dos 650 (reais)", adicionou.

Segundo ele, podem ajudar a melhorar a tarifa da usina a aprovação de projetos como o Renuclear, que estabelece incentivos tributários ao setor, bem como os efeitos da reforma tributária que ainda depende de regulamentação do Congresso.

A expectativa é de que a retomada da obra de Angra 3, que está parada desde a década de 1980, seja discutida na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em setembro. As projeções apontam para a necessidade de ao menos 20 bilhões de reais para concluir o empreendimento.

Já foram investidos cerca de 14 bilhões de reais em Angra 3, incluindo obras e aquisição de equipamentos, disse Lycurgo, que citou uma previsão do governo de que, se tiver retomada, a usina possa entrar em operação entre 2030 e 2031.

No mesmo evento, o diretor presidente da estatal ENBPar, Luis Fernando Paroli, afirmou que o governo não trabalha com a perspectiva de subsídios para a energia de Angra 3.

"Não existe subsídios para Angra 3; a nossa premissa em lei é a modicidade tarifária. Uma volta do Renuclear pode afetar o valor da tarifa... Estamos renegociando com fornecedores valores e forma de financiamento com os bancos. Tudo isso é considerado", afirmou Paroli.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade