Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grupo Dia fecha acordo para venda de 100% das operações no Brasil

Em recuperação judicial, rede de supermercados de vizinhança decidiu sair definitivamente do País; gestora MAM Asset viabilizou um fundo para que um dos seus clientes compre a operação

31 mai 2024 - 12h38
(atualizado às 13h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Operações do Dia hoje estão concentradas em São Paulo
Operações do Dia hoje estão concentradas em São Paulo
Foto: Valéria Gonçalvez/AE

Depois de pedir recuperação judicial na segunda quinzena de março, na sequência de um processo de reestruturação que culminou com o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição, o grupo espanhol Dia decidiu sair de vez do Brasil. A gestora MAM Asset, do Banco Master, viabilizou a criação de um fundo para que um de seus clientes compre a operação no País. O nome do cliente não foi revelado, nem os valores envolvidos.

A rede espanhola, por sua vez, comprometeu-se a realizar um aporte de 39 milhões de euros em benefício do Dia Brasil na transação. Não ficou claro como será a operação do grupo no País a partir de agora.

Segundo comunicado, a conclusão do negócio está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos - os credores da empresa.

Dívidas

Desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia fez fortes investimentos no País, que não lhe trouxeram o retorno esperado, segundo a companhia. Com isso, decidiu focar na Espanha e Argentina, "onde atualmente alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade".

Com dívidas de cerca de R$ 1 bilhão, em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de recuperação judicial após um processo de reestruturação no País, anunciado uma semana antes. Conforme informado na época, foi uma tentativa de estabilizar a operação, depois dos "persistentes resultados negativos no País".

O Grupo Dia atua com lojas de supermercado de vizinhança com cerca de 4 mil lojas espalhadas entre Espanha, Argentina e Brasil. No País, ainda são cerca de 240 unidades, entre próprias e franqueadas. Todas localizadas no Estado de São Paulo, elas empregam diretamente mais de 2,5 mil pessoas.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade