Haddad diz que Lula não sabota o país, mas não responde se meta zero será mantida
Ministro não quis responder se o governo está comprometido com a meta de déficit zero em 2024
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 30, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao afirmar na semana passada que será difícil atingir a meta de déficit fiscal zero no próximo ano, não está "sabotando o país" mas apenas constatando problemas que precisam ser "reformados e saneados".
Durante entrevista coletiva em Brasília, Haddad ainda afirmou que já vinha dizendo desde julho que a arrecadação federal vem sofrendo e não vem acompanhando o crescimento acima do esperado do Produto Interno Bruto neste ano, mas, apesar de dizer que a Fazenda busca equilíbrio fiscal, não quis responder se o governo está comprometido com a meta de déficit zero em 2024.
"Quando falam 'o presidente está sabotando o país', não (é isso). O que está acontecendo é que o presidente está constatando os problemas advindos de decisões que precisam ser reformas ou saneadas", disse Haddad.
O ministro apontou que o patamar alto dos juros e a manutenção de gastos tributários exagerados ao longo dos últimos anos são as causas da erosão da base fiscal e que a questão das finanças do país não é discutida há dez anos.
Na sexta-feira, em conversa com jornalistas, Lula disse que a meta fiscal de 2024 não precisa ser zero e que o objetivo dificilmente será alcançado, já que não pretende cortar investimentos para atingi-lo.