Herança ou trabalho: como as pessoas ficam bilionárias
SÃO PAULO – Bilionários costumam despertar curiosidade nas pessoas e uma dúvida que pode surgir é: será que todo esse dinheiro foi conquistado com empreendedorismo ou berço de ouro?
Foi essa pergunta que o site HowMuch.net tentou responder. Um levantamento realizado em diversos países mostrou que 52% das pessoas mais ricas do planeta nasceram na família certa. Veja a pesquisa aqui.
A boa notícia para quem não se encaixa nesse seleto grupo é que os que lideram a lista dos mais ricos do mundo, como Bill Gates, Carlos Slim e Amancio Ortega, todos obtiveram sucesso a partir do empreendedorismo.
Comparação
Na pesquisa, o Brasil aparece como um país dos self-made men, diferente de lugares com economia mais fortes, como Alemanha e Reino Unido. Por lá, a maioria dos bilionários enriqueceu herdando, não empreendendo.
América Latina
Na América Latina, os endinheirados vindos dos nossos vizinhos Chile, Argentina, Peru e Venezuela já nasceram com dinheiro. Na Colômbia a tendência é a mesma do Brasil, com os ricos adquirindo dinheiro ao longo da vida.
Nas potências Estados Unidos, China, Rússia, a maioria das pessoas ricas segue o mesmo caminho que o fundador da Microsoft, o norte-americano Bill Gates e o chinês Wiang Jianlin, adquirindo sua fortuna ao longo dos anos através de diversos investimentos e empreendimentos.
Na França está a pessoa mais rica do mundo através de herança. Liliane Bettencourt possui US$ 43,3 bilhões, herdados de seus pais, fundadores da L’Oreal.
Outro país em que a tendência é essa é o Canadá. David Thomson tem uma fortuna avaliada em US$ 26,2 bilhões que teve origem em seu avô, um magnata da comunicação dono da Thomson Reuters.
Sem relação
Algo que é notado na pesquisa é que não há uma relação entre o fato de o país ser desenvolvido ou não. Por exemplo, tanto na
Índiacomo no Reino Unido e na
Austrália, a maior parte conseguiu sua riqueza através de heranças.