IBGE anuncia substituições de diretores em meio à crise com servidores
Troca de gestores da diretora de Geociências ocorre 17 dias depois do anúncio de mudança na de Pesquisas; embate da presidência com sindicato já dura meses
RIO - A presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta noite de quinta-feira, 23, em meio à crise interna que já dura meses, os nomes de dois novos diretores da instituição.
A servidora Maria do Carmo Dias Bueno assumirá o cargo de diretora de Geociências, em substituição à servidora Ivone Lopes Batista, enquanto o servidor Gustavo de Carvalho Cayres da Silva assumirá a diretoria-adjunta, em substituição à servidora Patricia do Amorim Vida Costa.
A transição de trabalhos ocorrerá a partir da próxima semana, ainda segundo o IBGE.
A notícia vem 17 dias depois do anúncio da mudança nos cargos de diretor e diretor-adjunto de outra diretoria, a de Pesquisas, que, conforme apurou o Estadão/Broadcast, teria ocorrido a pedido dos próprios ocupantes dos cargos por discordâncias com a gestão de Marcio Pochmann — questionado pela reportagem à época, o presidente do IBGE não se pronunciou sobre o assunto.
Servidores do IBGE, inclusive de postos-chave, como diretores, vêm questionando as medidas de Pochmann. Nos últimos meses, o sindicato dos servidores do instituto tem realizado diferentes mobilizações de trabalhadores, incluindo paralisações temporárias, contra o que chamam de "autoritarismo" da gestão.
Em um dos capítulos mais recentes desse embate com o sindicato, Pochmann, em notificação extrajudicial, exigiu que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística, que se apresenta como AssIBGE, retire desse nome a sigla IBGE.
Quem são os novos diretores
Maria do Carmo Bueno é servidora do IBGE desde 2002 e atualmente é coordenadora-geral-adjunta do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI).
Já Gustavo Cayres integra o Instituto desde 2017 e atualmente está na gerência do Cadastro de Endereços da Coordenação-Geral de Operações Censitárias (CGOC).