Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ibovespa: pesquisa da XP indica melhora no apetite por risco

15 jan 2025 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários
Ibovespa
Ibovespa
Foto: Suno

A mais recente pesquisa realizada pela XP Investimentos com seus assessores e escritórios autônomos filiados revelou uma leve melhora no sentimento em relação ao Ibovespa.

O levantamento, que contou com 337 respostas, indica mudanças na percepção e no comportamento dos clientes em relação à renda variável e outros investimentos.

A parcela de clientes planejando aumentar a exposição à renda variável cresceu 7 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês anterior, atingindo 18%.

Já o número daqueles que desejam reduzir essa exposição caiu para 30% (-10 p.p.). A maioria, 53%, prefere manter a alocação inalterada.

A avaliação média dos investidores sobre o mercado de ações subiu marginalmente para 5,0 (em uma escala de 0 a 10), frente a 4,9 no mês anterior.

Apesar disso, o otimismo dos clientes da XP ainda é moderado, com 28% dos participantes da pesquisa atribuindo notas 7 ou superiores para o Ibov, um avanço de 5 p.p.

A renda fixa segue como a classe de ativos mais atrativa para os clientes, com 82% deles demonstrando interesse, embora isso represente uma queda de 3 p.p. em relação a dezembro.

Fundos de renda fixa também registraram queda no interesse, com 56% (-4 p.p.). Os investimentos internacionais têm 54% da preferência dos clientes, enquanto ações permanecem estáveis em 18%.

A principal fonte de incerteza dos investidores segue sendo a questão fiscal, ainda que o número de pessoas que citaram esse tema tenha caído para 61% (-4 p.p.). Juros domésticos mais altos e instabilidade política também foram elencadas como preocupações.

A média das projeções para o Ibovespa apontou 125 mil pontos ao final de 2025, um crescimento tímido em relação ao patamar atual, próximo de 120 mil pontos. Segundo a pesquisa, sso reflete as preocupações dos investidores com o cenário macroeconômico, especialmente o impacto do aumento do custo de vida e da inflação.

Suno
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade