Ibovespa recua 0,5% em dia de baixa liquidez por feriado nos EUA
O Ibovespa teve leve queda nesta segunda-feira, com o setor financeiro pesando negativamente, em dia sem a referência de Wall Street por feriado nos Estados Unidos.
O principal índice da B3 <.BVSP> caiu 0,5%, a 100.625,74 pontos. O giro financeiro da sessão somou 10,7 bilhões de reais.
O mercado acionário operou sem tendência clara durante a sessão, refletindo a ausência dos mercados acionários norte-americanos, fechados pelo feriado do Dia do Trabalho nos EUA.
No front internacional, a China abriu processo contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC) por causa de tarifas de importação impostas pelo governo norte-americano. Os EUA começaram no domingo a impor tarifas de 15% sobre vários produtos chineses, enquanto a China começou a cobrar novas alíquotas sobre o petróleo dos EUA.
No Brasil, a balança comercial registrou superávit de 3,284 bilhões de dólares em agosto, melhor saldo para o período desde 2017, informou o Ministério da Economia, em um mês em que as importações caíram mais que as exportações.
Para setembro, "apesar da incerteza externa, esperamos aceleração da atividade econômica e dos lucros das empresas, com juros na mínima histórica e rumando para níveis ainda inferiores", afirmou a XP Investimentos.
DESTAQUES
- ITAÚ UNIBANCO PN cedeu 1,24%, enquanto BRADESCO PN caiu 1,03X%. BANCO BTG PACTUAL UNIT subiu 0,38%. BANCO DO BRASIL perdeu 1,28%.
- VALE ON avançou 0,97%, após o futuro do minério de ferro na China saltar 6%, para a máxima de duas semanas. A Moody's mudou a perspectiva para o rating da Vale, de negativa para estável. BRADESPAR PN , holding que concentra seu investimentos em Vale, subiu 1,09%.
- TELEFÔNICA BRASIL PN subiu 1,23%. A equipe do Safra incluiu a ação na carteira recomendada para setembro, por considerá-la uma boa história para quem procura por dividendos, além da perspectiva de aprovação do projeto, "que deve dar mais flexibilidade para as empresas do setor otimizarem seus investimentos, e por consequência melhorarem rentabilidade."
- ULTRAPAR ON avançou 1,1%, ensaiando recuperação após acumular perda de 16,5% em agosto. PETROBRAS BR , por sua vez, perdeu 0,17%.
- IRB BRASIL ON recuou 3,5%, em sessão de ajustes após forte valorização no mês passado, quando acumulou ganho de 14,2%. Na mesma linha, B3 ON cedeu 1,92%, após fechar agosto com alta acumulada de 6,2%.
- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON perderam 0,78% e 1,06%, respectivamente, em sessão de fraqueza dos contratos futuros do petróleo no mercado internacional.