Ibovespa registra alta com PEC da Transição no radar
O Ibovespa opera nesta terça-feira (29) em valorização, seguindo o bom humor dos futuros dos Estados Unidos e com os investidores analisando a PEC da Transição protocolada. Apesar do valor de R$ 198 bilhões, o governo de transição já fala "em negociação", o que pode diminuir o valor final e também o período no qual […]
O Ibovespa opera nesta terça-feira (29) em valorização, seguindo o bom humor dos futuros dos Estados Unidos e com os investidores analisando a PEC da Transição protocolada. Apesar do valor de R$ 198 bilhões, o governo de transição já fala "em negociação", o que pode diminuir o valor final e também o período no qual o Bolsa Família ficará fora do teto de gastos.
Às 15h30, o principal índice da bolsa brasileira registra alta de 2,71%, cotado a 111.725 pontos.
A PEC da Transição foi protocolada ontem no Senado, e o presidente eleito Lula está à frente das negociações. Para acalmar o mercado, o petista pretende criar um grupo de aconselhamento com consultores como Pedro Malan, José Roberto Affonso e Persio Arida, uma vez que já teria decidido por Haddad para a Economia.
Entre os indicadores, o destaque vai para os dados do Novo Caged, que mostraram saldo de emprego em outubro de 2022 ficou positivo em 159.454 postos de trabalho, decorrente de 1,789 milhão de admissões e 1,630 milhão de demissões. Além disso, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), publicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 0,56% em novembro, após queda de 0,97% no mês anterior. As expectativas do mercado rondavam por volta de -0,38%. Com este resultado o índice acumula alta de 4,98% no ano e de 5,90% em 12 meses.
No exterior, os investidores seguem reagindo aos comentários de membros do Federal Reserve, mas continuam a projetar uma moderação na alta dos juros na próxima reunião do BC norte-americano. A queda no número de infecções diárias na China onem, por sua vez, também foi um fator positivo para o humor do mercado hoje.
No cenário corporativo, a Eletrobras (ELET3; ELET6) divulgou ao mercado nesta terça-feira (29) que seu conselho de administração, optou, em razão do atual cenário macroeconômico e das condições do mercado, por suspender, neste ano, o projeto de potencial implementação da migração da Eletrobras para o Novo Mercado, segmento especial de listagem da B3. Segundo fato relevante, a companhia elétrica voltará a analisar o momento oportuno para a migração em 2023, conforme previsto no Plano de Transformação.