Meirelles indica Ilan Goldfajn para a presidência do BC
Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, anunciou na manhã desta terça-feira os nomes que irão compor a sua equipe. O economista Ilan Goldfajn foi escolhido para ocupar a presidência do Banco Central. Ele terá que ser sabatinado e ter o nome aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Goldfajn, que é formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi diretor de política econômica do Banco Central entre 2000 e 2003. Ele é o atual economista-chefe do banco Itaú-Unibanco. Segundo uma pessoa próxima ao ministro, a nomeação é uma tentativa de recuperar a confiança de investidores.
Meirelles também informou que Mansueto de Almeida, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, será secretário de acompanhamento econômico da Fazenda. Na mesma pasta, Carlos Hamilton, no Banco Central desde 1992, assumirá a secretaria de política econômica.
Além deles, Marcelo Caetano, economista do Ipea desde 1997, assumirá a secretaria da Previdência.
Meirelles, nome que agrada ao mercado, deixou claro que preferiu realizar a coletiva de imprensa para o anúncio da equipe econômica antes início do pregão.
*Com O Financista e Deutsche Welle