Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Imposto de Renda: veja se você está no quarto lote da restituição

22 ago 2024 - 12h03
Compartilhar
Exibir comentários
Imposto de Renda
Imposto de Renda
Foto: Suno

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (23), a partir das 10h (horário de Brasília), a consulta referente ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. O pagamento está agendado para o último dia útil do mês, 30 de agosto. 

Como nos grupos anteriores, o quarto lote da restituição do imposto de renda também possui grupos prioritários, sendo eles: 

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou com moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

Além disso, os contribuintes que moram nos municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul também possuem prioridade neste ano. Segundo a Receita Federal, a ordem de pagamentos acompanha a data de entrega da declaração. Portanto, quem enviou primeiro, deve receber antes. 

Até o momento, a Receita Federal já restituiu cerca de R$ 28,40 bilhões nos três lotes anteriores. 

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

A consulta da restituição do imposto de renda pode ser feita por meio do site da Receita Federal, na aba "Consultar a Restituição". É necessário informar somente o número do CPF do contribuinte e a data de nascimento, além de selecionar "2024" como ano de exercício. 

Caso o contribuinte esteja no quarto lote, o site vai informar, a partir do horário da liberação da consulta, que a data de pagamento é 30/08/2024. No entanto, é possível encontrar também uma mensagem relacionada com "em fila de restituição". Neste caso, o pagamento será realizado no quinto e último lote, em 30 de setembro.

Por outro lado, se o contribuinte não tiver direito a receber a restituição do imposto de renda, o site da Receita Federal disponibilizará uma mensagem de "saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir".   

Suno
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade