Confira 10 gastos que podem ser abatidos do imposto de renda
No caso do formulário completo, o programa calcula os gastos com serviços que deveriam ser de responsabilidade do Estados (médicos, previdência educação e outros)
A declaração anual de ajuste do Imposto de Renda de pessoa física permite ao contribuinte escolher entre dois tipos de formulário: o simples e o completo. No primeiro caso, o programa calcula 20% de tudo que foi ganho (tributável) pelo contribuinte no ano anterior e compara com o imposto de renda pago ao longo do perído (2012). Caso o que foi pago seja mais que os 20% apurados, o contribuinte terá restituição a receber; caso o que foi pago seja menor que os 20%, ele terá que pagar mais imposto (por isso a declaração se chama "de ajuste").
No caso do formulário completo, o programa calcula também os gastos com serviços que deveriam ser de responsabilidade do Estados (médicos, previdência educação e outros). E também compara com o que foi pago de IR durante o ano para calcular se o contribuinte pagará mais imposto ou terá restituição.
O ideal é que o contribuinte lance todos os dados no programa, que fará a conta automaticamente e indicará qual opção é mais vantajosa, a simplificada ou completa. Confira 10 gastos feitos em 2012 que podem ser lançados no formulário para abater IR:
1 - Pagamentos a plano de saúde
2 - Despesas com médico ou dentista particular
3 - Doações feitas aos Fundos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e Adolescentes e do Idoso
4 - Gastos com laboratórios de análises clínicas
5 - Despesas com instrução efetuadas a escolas de educação infantil, ensino fundamental, médio, superior (cursos de graduação e pós-graduação), ou ensino técnico e tecnológico
6 - Gastos com previdência privada (apenas na opção Plano Gerador de Benefício Livre - PGBL)
7 - Comissões pagas a imobiliárias ou corretores por recebimento de aluguéis de pessoas físicas
8 - Dependentes (cônjuge, filho ou enteado até 21 anos, pais, avós ou bisavós que, em 2012, tenham recebido rendimentos até R$ 19.645,32)
9 - Contribuições ao INSS (caso o contribuinte seja empregado formal, com carteira assinada, a empresa faz o desconto automático)
10 - Pensão alimentícia