Inadimplência do consumidor sobe 2,4% em abril, diz Serasa
Foi a sexta alta mensal ocorrida nos últimos sete meses
A inadimplência do consumidor cresceu 2,4% em abril na comparação com o mês imediatamente anterior, de acordo com o indicador de inadimplência do consumidor divulgado pela Serasa Experian nesta segunda-feira. Foi a sexta alta mensal ocorrida desde outubro do ano passado.
No comparativo anual, houve queda de 2,2%. Já no acumulado dos primeiros quatro meses de 2014, a inadimplência está 2,6% menor ante o mesmo período do ano passado.
Economistas da Serasa afirmam que, “apesar da inadimplência do consumidor ainda estar num patamar mais baixo neste ano do que o mesmo período do ano passado, a sequência de altas mensais revela que os consumidores estão encontrando cada vez mais dificuldades para honrar em dias seus compromissos”.
Duas modalidades de inadimplência cresceram em abril. De acordo com o levantamento, as dívidas com os bancos aumentaram 6,7%, enquanto os títulos protestados subiram 7,3%. A inadimplência não bancária (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água, entre outros) e os cheques sem fundos apresentaram quedas de 0,1% e de 5,7%
O valor médio da inadimplência não bancária apresentou queda de 2,9% até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As dívidas com os bancos e os títulos protestados também registraram declínio de 9,9% e 4,2%, respectivamente.