Índice chinês atinge mínima de 7 meses; ações de Hong Kong recuam
O índices acionários da China recuaram mais de 1% nesta segunda-feira, com um deles atingindo a mínima de sete meses, à medida que dados fracos sobre inflação no país asiático aprofundavam as preocupações econômicas, enquanto as ações de Hong Kong caíram em meio a uma aversão ao risco na região.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em queda de 1,19%, atingindo o nível mais baixo desde o início de fevereiro. O índice de Xangai teve baixa de 1,06%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, perdeu 1,42%.
Dados mostraram que a alta do índice de preços ao consumidor da China acelerou em agosto, atingindo o ritmo mais forte em meio ano com o avanço dos preços dos alimentos por questões climáticas, mas ficou aquém das expectativas do mercado. A deflação dos preços ao produtor piorou, refletindo a tendência subjacente de uma economia em dificuldades.
Os dados sobre inflação fomentaram expectativas de maior afrouxamento por parte das autoridades para estimular o crescimento, levando os rendimentos dos títulos chineses de longo prazo a mínimas históricas e enfraquecendo o iuan.
"Tem sido uma boa opção operar comprado em títulos do governo chinês e se afastar dos mercados acionários até agora neste ano, e esses números não sugerem que algo tenha mudado", disse Ben Bennett, chefe de estratégia de investimento e pesquisa da LGIM.
Ressaltando os temores de que a deflação possa se consolidar, as ações de energia, matérias-primas e metais da China despencaram.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,48%, a 36.215 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,42%, a 17.196 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,06%, a 2.736 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,19%, a 3.192 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,33%, a 2.535 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,36%, a 21.144 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,22%, a 3.496 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,32%, a 7.988 pontos.