Índice Nikkei cai para mínima de 2 semanas, mas ações de bancos sobem
O índice acionário Nikkei do Japão caiu para seu menor nível de fechamento em duas semanas nesta sexta-feira, acompanhando a fraqueza em Wall Street, já que o aumento dos rendimentos dos Treasuries ofuscou a atratividade da maioria das ações, com exceção do setor financeiro.
O índice Nikkei fechou em queda de 0,8 por cento, a 23.783,72 pontos, seu menor patamar de fechamento desde 20 de setembro. Mais cedo nesta semana, o índice foi negociado acima da marca de 24.000 pontos e chegou a registrar a máxima de 27 anos.
O setor bancário subiu 1,1 por cento nesta sexta-feira e registrou os maiores ganhos, com o Chiba Bank subindo 3,1 por cento e o Shizuoka Bank avançando 2,8 por cento.
Os bancos japoneses - particularmente os regionais - ganharam depois que assessores do primeiro-ministro Shinzo Abe apresentaram um esboço sobre ideias que incluem a consolidação de bancos regionais.
Mas, no geral, analistas disseram que o mercado de ações se tornou sobrecomprado em um prazo muito curto de tempo, deixando as ações vulneráveis à realização de lucros.
"As ações japonesas tendem a acompanhar os fortes desempenhos nos Estados Unidos, onde a economia é forte. Mas, ao mesmo tempo, quando as pessoas se tornam avessas ao risco por temores de que muitas economias emergentes sofrerão com as taxas de juros dos EUA em alta, as ações japonesas também são vendidas".
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,80 por cento, a 23.783 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,19 por cento, a 26.572 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC permaneceu fechado.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, não teve operações.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,31 por cento, a 2.267 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,88 por cento, a 10.517 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,67 por cento, a 3.209 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,15 por cento, a 6.185 pontos.