Índices da China sobem com dados sólidos de atividade industrial
Os índices da China e de Hong Kong reduziram seus ganhos iniciais e fecharam em leve alta nesta terça-feira, com o otimismo em relação aos dados de atividade industrial, que atingiram a máxima de quatro meses, sendo parcialmente compensados por novas preocupações com tarifas.
O índice SSEC, em Xangai, subiu 0,38% e o índice CSI300 avançou 0,01%.
As ações do setor de saúde saltaram 3% para liderar os ganhos, enquanto o setor de defesa subiu 1,9% depois que a China iniciou exercícios militares em torno de Taiwan.
A atividade industrial da China se expandiu em seu maior ritmo em quatro meses em março, impulsionada por uma demanda mais forte e pedidos de exportação robustos, mostrou uma pesquisa do setor privado.
Os dados se alinharam amplamente com os dados oficiais do PMI divulgados na segunda-feira, que mostraram que a atividade industrial cresceu em março pelo maior ritmo em um ano.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,38%.
Embora os dados do PMI tenham sugerido uma melhora na atividade do setor industrial, o aumento das incertezas com barreiras comerciais adicionais pode pesar sobre os dados nos próximos meses, disseram analistas do Goldman Sachs.
Todos os olhos estão voltados para o próximo anúncio de tarifas recíprocas dos Estados Unidos na quarta-feira, que o presidente Donald Trump disse que terá como alvo todos os países.
Analistas disseram que é incerto se o estímulo estatal da China será suficiente e entregue a tempo de compensar a pressão tarifária adicional.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,02%, a 35.624 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,38%, a 23.206 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,38%, a 3.348 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,01%, a 3.887 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,62%, a 2.521 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 2,82%, a 21.280 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,09%, a 3.968 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,04%, a 7.925 pontos.
