Índices de ações batem recordes com retorno de Trump à Presidência
Os índices de ações dos Estados Unidos avançaram acentuadamente e fecharam em níveis recordes nesta quarta-feira, depois que o republicano Donald Trump venceu a eleição presidencial norte-americana, em um retorno impressionante quatro anos depois de ter perdido a reeleição à Casa Branca.
Os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em níveis recordes, com investidores esperando impostos mais baixos, desregulamentação e um presidente dos EUA que não tem vergonha de se pronunciar sobre tudo, do mercado de ações ao dólar, embora novas tarifas possam trazer desafios na forma de déficit maior e inflação.
Pesquisas indicavam uma disputa eleitoral muito acirrada, com algumas preocupações de que o processo de apuração pudesse se arrastar antes que um vencedor fosse declarado.
"Investidores estavam se preparando para aumentar parte de sua exposição ao risco em antecipação a um resultado que, ao que tudo indicava, era uma incógnita", disse Mark Luschini, estrategista-chefe de investimentos da Janney Montgomery Scott.
"E, obviamente, isso mudou muito rapidamente e levou a um dia de muito risco hoje."
O Dow Jones subiu 3,57%, para 43.729,93 pontos. O S&P 500 ganhou 2,53%, para 5.929,04 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 2,95%, para 18.983,47 pontos.
Tanto o Dow Jones quanto o S&P 500 registraram seus maiores ganhos percentuais em um dia desde novembro de 2022. O Nasdaq registrou sua maior alta percentual diária desde fevereiro.
O setor financeiro saltou 6,16% como o de melhor desempenho entre os 11 principais setores do S&P 500. Os bancos, que devem se beneficiar do afrouxamento das regulamentações sob Trump, impulsionaram os ganhos, com o setor em alta de 10,68%, seu maior salto diário em dois anos.