Índices europeus alternam estabilidade e leve baixa com foco em impactos de ataque na Arábia Saudita
As ações europeias operavam entre estabilidade e leve baixa nesta terça-feira, conforme investidores buscavam refúgio nas ações de setores defensivos, depois que os ataques a instalações de petróleo da Arábia Saudita no final de semana aumentaram tensões políticas.
Às 8:39 (horário de Brasília), o índice FTSEEurofirst 300 caía 0,1%, a 1.528 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdia 0,22%, a 389 pontos.
O pregão nos principais mercados europeus era tranquilo, após o início da semana em baixa depois dos ataques na Arábia Saudita. Investidores também aguardavam a reunião de política monetária do Federal Reserve, com ampla expectativa de um segundo corte dos juros neste ano.
"Os mercados definitivamente se acalmaram do choque de ontem e agora vão se concentrar nos bancos centrais novamente e aguardar as decisões", disse Teeuwe Mevissen, economista sênior de mercado do Rabobank.
Os bancos centrais ao redor do mundo devem anunciar medidas de estímulo para sustentar a desaceleração do crescimento econômico. Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) cortou as taxas para território ainda mais negativo e relançou as compras de ativos sem data para um término.
Ações dos setores de saúde, serviços públicos, imobiliário e alimentos e bebidas --normalmente considerados segmentos defensivos-- registravam alguns dos maiores ganhos no STOXX 600.
As ações de petróleo e gás devolviam parte dos ganhos da segunda-feira, com os preços do petróleo recuando depois que os Estados Unidos sugeriram a possível liberação de estoques de petróleo após os ataques na Arábia Saudita.
. Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 0,16%, a 7.332 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX caía 0,27%, a 12.347 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,02%, a 5.603 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização de 0,43%, a 21.874 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava baixa de 0,61%, a 8.996 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizava-se 0,50%, a 5.046 pontos.