Inflação de São Paulo encerra junho com alta de 0,04%
Segundo a Fipe, o grupo Alimentação teve queda de 0,37% no mês, ajudando a conter o índice
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo encerrou junho com variação positiva de 0,04%, após alta de 0,25% no mês anterior, com destaque para a deflação dos preços de Alimentação, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quarta-feira.
A expectativa em pesquisa da Reuters era de variação negativa de 0,01% segundo a mediana de 10 projeções. Na terceira quadrissemana de junho, o índice havia registrado avanço de 0,03%.
Segundo a Fipe, o grupo Alimentação teve em junho peso de -0,0847 ponto percentual com queda de 0,37%, depois de ter apresentado avanço de 0,73% em maio.
Por outro lado, os preços do grupo Habitação registraram alta de 0,28% no mês passado, com peso de 0,0878 ponto percentual.
No Relatório Trimestral de Inflação divulgado na semana passada, o Banco Central elevou a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano a 6,4%, ante previsão de 6,1%.
A projeção fica praticamente no teto da meta do governo, de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos.
A divulgação do IPC-Fipe referente à primeira quadrissemana de julho ocorrerá em 11 de julho.
O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.