Inflação fecha março em 0,43%, a menor para o mês desde 2012
A inflação oficial do País, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), mostrou forte desaceleração, passando de 0,90% em fevereiro para 0,43% em março, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O dado ficou abaixo da expectativa do mercado de inflação em 0,46%, segundo estimativas colhidas pela Bloomberg News. O resultado também é o mais baixo desde agosto (0,22%) e ficou no menor patamar para o mês de março desde 2012
Em 12 meses, a inflação até março é de 9,39%, no menor patamar desde setembro do ano passado. A expectativa era de 9,42%.
A desaceleração da inflação de março é explicada pela deflação de 3,41% na energia elétrica devido à redução na cobrança extra da bandeira tarifária que, a partir de 1 de março, passou dos R$ 3, da bandeira vermelha, para R$ 1,50, da bandeira amarela, por cada 100 kilowatts-hora consumidos.
As contas ficaram mais baratas em todas as regiões pesquisadas em razão, também, da redução no valor das alíquotas do PIS/Cofins ocorrida na maioria delas.
Responsável por um quarto do indicador, os preços de alimentos e bebidas mostraram alta de 1,24% e contribuíram com mais da metade da inflação (0,32 ponto percentual).