Influencer trans vira garota-propaganda de cerveja e ações da empresa caem em US$ 5 bilhões
Bud Light, uma das cervejas mais conhecidas dos EUA, está enfrentando duras críticas e boicote por conservadores estadunidenses
A Bud Light, marca de cerveja que pertence à AB Invev, viu suas ações caírem na Bolsa de Valores americana e perdeu US$ 5 bilhões (cerca de R$ 24 bilhões) de valor em poucos dias. O suposto boicote começou após a marca escolher uma influencer transsexual para ser a mais nova garota-propaganda da marca.
A influenciadora Dylan Mulvaney estampou com seu rosto a latinha da cerveja em uma ação da marca em prol da diversidade. A novidade foi divulgada em 1 de abril e faz parte de uma promoção em que os consumidores concorrem a um prêmio de US$ 15 mil.
A publicação, feita no Instagram de Dylan, recebeu uma enxurrada de críticas. Veja o vídeo abaixo:
A influencer, que já participou de outras ações de marcas como a Nike, está no meio de uma campanha pessoal chamada “365 of Girlhood”, já que foi em março passado que ela postou pela primeira vez em suas redes sociais que estava "sendo uma garota".
Os consumidores conservadores invadiram as redes da influencer para criticar a ação de marketing com foco na diversidade. Alguns chegaram a dizer que a Bud Light estaria cedendo à pressão do público LGBTQIAP+ e à patrulha do cancelamento virtual.
Desde o início da campanha, a empresa perdeu US$ 5 bilhões em valor de mercado. Analistas creditam a queda às críticas dos conservadores americanos depois da ação com Dylan. Para se ter uma ideia, os papéis da AB Invev na Nasdaq estavam sendo negociados a US$ 66,99 no dia 31 de março e, nesta quinta-feira, 13, caíram para US$ 64,16.