No Brasil, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), até dezembro do ano passado, 1.518 helicópteros estavam registrados, sendo que dentre os Estados, São Paulo possui o maior número, com 593, seguido por Rio de Janeiro, com 320, e Minas Gerais, com 160. Apenas a cidade de São Paulo conta com 363 aeronaves. De acordo com consultor Michele Perroni, o crescimento estimado para 2011 deve ficar entre 12% e 15%.
Além do uso para deslocamento nas cidades, com a descoberta de petróleo na camada pré-sal, onde as plataformas ficam afastadas da costa, o helicóptero surge como a melhor alternativa de transporte aos funcionários. “Atualmente, já existe uma demanda alta por conta do pré-sal. As aeronaves de operação off-shore são maiores e mais caras, geralmente para 12 ou 15 pessoas” afirma Perroni.
É com isso que a fabricante Sikorsky conta para aumentar em 15% as vendas este ano. “Com a implementação das plataformas, o crescimento para atender a demanda será proporcional”, afirma a representante da marca no País. Os helicópteros da empresa podem custar até US$ 26 milhões iniciais.