INSS 2022: veja as novas regras do atendimento presencial
Especialista explica como fazer para agendar o seu horário
Algumas regras foram alteradas para atendimento presencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). E elas já estão em vigor. A principal mudança é a obrigatoriedade de marcar dia e horário para comparecer às agências do Instituto. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Vale lembrar que os servidores do INSS ficaram em greve por dois meses, resultando em mais de 1 milhão de pessoas na fila de espera por uma perícia. As agências estavam atendendo a população sem horário marcado, mas isso mudou desde o dia 4 de julho último.
“O agendamento prévio agora é uma exigência e nem todos estão a par disso. É provável, portanto, que alguns deslocamentos à toa até o INSS ainda aconteçam”, disse Átila Abella, advogado e especialista previdenciário, cofundador da lawtech Previdenciarista, plataforma de cálculos, petições e processos previdenciários. “Quanto antes todos estiverem informados de que agora é preciso marcar um horário, melhor para os trabalhadores e também para as rotinas de trabalho das agências.”
As principais novas regras para atendimento presencial
Átila listou as principais novas regras para o atendimento presencial do INSS que merecem atenção do trabalhador:
- • Horário ao público: O atendimento começa às 7h ou 8h e se estende por seis horas ininterruptas (até 13h ou 14h, conforme definido em cada localidade). O período da tarde será dedicado a perícias médicas agendadas e outros atendimentos internos.
- • Documentos: O segurado precisa apresentar documento com foto. Para doentes e pessoas a partir de 60 anos, a carteira de identidade pode ser antiga e deve ser aceita mesmo com rasura.
- • Acompanhante: Apenas segurados com deficiência auditiva terão direito a entrar com acompanhante. Os funcionários devem analisar os demais casos.