Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

INSS: 96 municípios brasileiros têm mais aposentados por idade do que idosos

Estudo recente mostra aspecto preocupante do sistema previdenciário brasileiro

24 jun 2024 - 14h20
(atualizado em 25/6/2024 às 00h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisador cruzou informações dos registros administrativos do INSS com dados do Censo Demográfico de 2022, do IBGE.
Pesquisador cruzou informações dos registros administrativos do INSS com dados do Censo Demográfico de 2022, do IBGE.
Foto: Agência Brasil

O total de aposentadorias por idade concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é maior do que a população idosa em 96 municípios brasileiros, segundo levantamento feito pelo pesquisador Rogério Nagamine, ex-secretário do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). 

O autor do estudo, que mostra um aspecto preocupante do sistema previdenciário brasileiro, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que o resultado não é prova conclusiva de fraudes, mas merece investigação. “Não é uma prova conclusiva de fraude ou problema, mas é uma discrepância que merece uma análise mais profunda", disse. 

Conforme o levantamento, em Paulistana, no Piauí, a população de homens acima de 60 anos e mulheres acima de 55 é de 3.550, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas o município conta com 8.132 aposentados por idade, de acordo com o INSS. 

Em São Raimundo Nonato, também no Piauí, o número de pessoas em idade de solicitar o benefício é de 5.990, mas o município conta com 11.692 aposentados. Já em São João do Piauí (PI), a população de homens acima de 60 anos e mulheres acima de 55 é de 3.523, e há 6.552 aposentados por idade. 

O estudo mostra uma concentração regional dos resultados, mais frequentes em municípios do interior do Maranhão (com 28 ocorrências) e do Piauí (21 casos). Há também registros de mais aposentados do que idosos em cidades da Paraíba (11), do Rio Grande do Norte (8) e da Bahia (8).

Em Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, a população de homens acima de 60 anos e mulheres acima de 55 é de 5.416, porém há 9.246 aposentados por idade. Em Augustinópolis, no Tocantins, o número de pessoas em idade de solicitar a aposentadoria é 2.504, e há 4.065 recebendo o benefício.

Nagamine fez um recorte da população de homens com 60 anos ou mais e mulheres com 55 anos ou mais na data de referência do Censo (1º de agosto de 2022) em cada um dos municípios brasileiros. Esse seria o público potencial da aposentadoria por idade tanto em área urbana quanto rural.

À Folha, Nagamine pondera que os dados do INSS levam em consideração o local de pagamento da aposentadoria, enquanto o Censo Demográfico indica onde os cidadãos vivem. "O beneficiário que recebe em um município pode morar na cidade do lado", afirma o pesquisador.

O Terra procurou o Ministério da Previdência Social para comentar os dados da pesquisa. Em nota, a pasta disse que "não necessariamente o número de benefícios emitidos para um município corresponde a beneficiários que residem nesse município".

"O dado com a informação do município do benefício, produzido com base no conceito de crédito emitido, é um dado originário do processamento da folha de pagamento do RGPS. Dessa forma a referência de município é obtida do sistema de pagamento, que não está relacionado ao município de residência do segurado. É o que se chama município do órgão pagador (OP)". 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade