Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

INSS pagou 37,7 milhões de benefícios em janeiro

Aposentados pelo órgão do Governo Federal receberam um total de mais de R$ 60 bilhões; veja a diferença entre benefícios

17 mar 2023 - 12h57
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários
INSS pagou 37,7 milhões de benefícios em janeiro
INSS pagou 37,7 milhões de benefícios em janeiro
Foto: DINO / DINO

Em 2023, o Brasil celebra 100 anos de Previdência Social. O que começou como um direito apenas para funcionários de companhias ferroviárias, hoje paga - via INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) - 37,7 milhões de benefícios para trabalhadores das mais diversas áreas de todo o país, segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social de janeiro deste ano.

Recentemente, o INSS passou a permitir que o segurado dê entrada em sua aposentadoria por invalidez por meio do portal Meu INSS (seja pelo aplicativo, disponível para download para iOS e Android ou pelo site oficial do serviço). Mas há diferenças entre os benefícios por incapacidade.

"Acredito que o mais conhecido deles seja a aposentadoria por invalidez, em que o benefício é pago mensalmente caso o trabalhador seja considerado permanentemente incapaz de trabalhar. Não há alta médica, mas o beneficiário está sujeito às perícias de revisão, isentas após 60 anos de idade", explica André Beschizza, advogado, especialista em direito previdenciário.

Beschizza detalha também mais dois modelos de auxílio relacionados, o Auxílio-Doença e Auxílio-Acidente. "Concedido com data de alta, ou seja, com previsão de retorno ao trabalho, o auxílio-doença é pago mensalmente pelo INSS ao trabalhador que está temporariamente incapacitado de trabalhar devido a uma doença ou lesão", detalha.

Já o auxílio-acidente é um benefício também pago mensalmente às pessoas que sofreram um acidente que resultou em sequelas permanentes que reduzem sua capacidade de trabalho. Não é considerado uma aposentadoria, mas sim uma indenização como compensação. O valor do auxílio-acidente corresponde a 50% do salário de benefício que o trabalhador recebe e ele pode continuar trabalhando normalmente, recebendo o benefício como uma complementação de renda até quando se aposentar.

Como solicitar

Para solicitar a aposentadoria por invalidez em 2023, o trabalhador precisa ter em mãos os documentos médicos necessários que atestem a incapacidade para o trabalho e estar em dia com suas contribuições previdenciárias.

O contribuinte que deseja receber o benefício da aposentadoria tem de passar por perícia médica no INSS para atestar sua incapacidade decorrente de doença ou acidente, de modo que inviabilize a manutenção do profissional nas atividades laborais.  

Para Beschizza, mais gente deveria saber sobre essas diferenças de aposentadorias e auxílios e formas de obtê-las. "As pessoas não possuem conhecimento desses benefícios porque a legislação previdenciária sofre alterações frequentes, o que dificulta a compreensão de quem mais precisa", afirma.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade