Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Intenção de consumo das famílias cai 1,6% em junho ante maio

Plano de consumo de bens duráveis registrou queda de 20,9% ante mesmo período em 2013

16 jun 2014 - 12h15
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Consumidores passam por roupas em um supermercado. O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) enxerga um primeiro semestre melhor que o do ano passado, após as vendas de suas associadas em janeiro terem acelerado o crescimento sobre dezembro, com destaque para bens duráveis. 14/02/2014
Consumidores passam por roupas em um supermercado. O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) enxerga um primeiro semestre melhor que o do ano passado, após as vendas de suas associadas em janeiro terem acelerado o crescimento sobre dezembro, com destaque para bens duráveis. 14/02/2014
Foto: Stringer / Reuters

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 1,6% em junho deste ano, na comparação com o mês anterior, atingindo, pela segunda vez consecutiva, o patamar mais baixo da série histórica (iniciada em janeiro de 2010). A pesquisa, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), busca analisar a disposição das famílias brasileiras em consumir.

Segundo a economista da CNC, Juliana Serapio, as principais explicações para a queda da intenção de consumo são as altas dos juros e da inflação nos últimos meses. Entre os sete componentes usados para medir o índice, apenas dois aumentaram de maio para junho: a intenção de compra a prazo, que subiu 1%, e o nível de consumo atual, que cresceu 0,3%.

Entre os cinco componentes em queda, o pior resultado foi observado no momento para a compra de bens duráveis (-4,5%). Em seguida, aparecem perspectiva profissional (-3%), perspectiva de consumo (-2,6%), avaliação do emprego atual (-1,3%) e avaliação da renda atual (-1%).

Na comparação com junho de 2013, o ICF apresentou redução de 7,4%. Os sete componentes do índice tiveram piora nesse tipo de comparação, com destaque para a intenção de consumo de bens duráveis, que caiu 20,9%.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade