Invepar suspende trabalhos para emissão de dívida no exterior
A Invepar informa que a emissão de dívida no exterior está suspensa, "à espera de momento e condições de mercado favoráveis". A empresa diz que foram suspensos os trabalhos para acesso ao mercado de capitais internacional.
Conforme a Coluna do Broadcast, a Invepar estava com dificuldades em fechar uma captação externa de cerca de US$ 500 milhões.
A companhia deve honrar seu compromisso de cerca de R$ 1,2 bilhão com o fundo Mubadala, de Abu Dabi, que vence no final do ano. Depois de uma semana de apresentações (roadshow) da operação para emissão de bônus, os investidores exigiram reforço das garantias, arrastando as conversas por mais uma semana.
Pediram que, ao invés de terem somente os dividendos da Linha Amarela e do MetroRio como garantia, também a geração de caixa ficasse comprometida para honrar o juro dos papéis.
A empresa resistiu porque, dessa forma, estaria travada para utilizar as duas melhores fontes de receita do grupo para cumprir obrigações em outras empresas, que têm geração de caixa menor e obrigações financeiras elevadas, como o aeroporto de Guarulhos. Procurada semana passada, a Invepar não comentou.