Investir em franquia de academias é mesmo um bom negócio?
Especialista alerta que apenas abrir um estabelecimento com uma marca já conhecida no mercado não garante o sucesso
Investir em uma franquia é certamente uma boa opção para empreender no Brasil. Dados da Pesquisa de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising apontam que o setor registrou crescimento de mais de 18% em faturamento no terceiro trimestre de 2022 quando comparado aos três meses anteriores.
Ainda de acordo com a pesquisa, as franquias voltadas para o segmento de saúde e bem-estar estão entre as que mais cresceram em relação ao mesmo período de 2021. No entanto, engana-se quem acredita que apenas investir em uma franquia é garantia de sucesso, em especial, quando se trata do setor fitness.
É exatamente o que destaca Antonio Maganhotte Junior, CEO da Tecnofit, plataforma brasileira de gestão fitness.
“O mercado fitness é um solo fértil e apresenta inúmeras possibilidades, como o investimento em franquias. Porém, é importante destacar que apenas abrir um estabelecimento com uma marca já conhecida no mercado não garante que o negócio irá prosperar. É necessário investir na gestão eficiente com base em tecnologia”, destaca ele.
As pessoas estão preocupadas com a saúde
Segundo a IHRSA, Associação Global de Saúde e Fitness, o mercado fitness brasileiro faturou US$ 2,1 bilhões em 2019, se posicionando como o terceiro maior das Américas.
Indo ao encontro deste cenário, o setor, que foi bastante impactado pelo isolamento social, voltou a crescer com cada vez mais pessoas preocupadas e investindo em saúde e bem-estar após a pandemia.
O executivo da Tecnofit acredita que há espaço para crescimento, principalmente em relação aos negócios fitness que prezam pelo planejamento e pela boa gestão.
“Acreditamos que a expectativa é de um crescimento maior quando comparado ao período pré-pandemia”, aponta.
Planejamento é essencial para ser bem-sucedido
Maganhotte destaca que entre os benefícios da adoção de uma plataforma de gestão está a possibilidade de visualizar o negócio de forma ampla e entender em quais frentes é preciso aplicar ou não mais esforços.
Além disso, questões relacionadas ao fluxo de caixa, relacionamento com alunos, bem como planejamento de curto, médio e longo prazo também podem ser otimizadas por meio da tecnologia.
“Por meio de sistemas de gestão é possível centralizar dados e resultados do negócio, assim como usufruir de ferramentas que auxiliam nas vendas, no financeiro, relacionamento, metas etc. O investimento em soluções tecnológicas para gestão, atrelado ao bom momento do mercado atual, pode ser fator fundamental para que os negócios fitness escalem de forma significativa”, finaliza.