Script = https://s1.trrsf.com/update-1738593910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itaú lança 'Cofrinhos', ferramenta de organização financeira que rende 100% do CDI

Plataforma digital com 'pastas' em que os clientes podem separar dinheiro para determinadas finalidades vinha sendo implementada em etapas e agora chega a todas os clientes

27 jan 2025 - 17h52
(atualizado às 19h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O Itaú Unibanco lançou para todos os clientes nesta segunda-feira, 27, uma ferramenta chamada "Cofrinhos". Trata-se de "pastas" em que os clientes podem separar dinheiro para determinadas finalidades. As aplicações partem de R$ 1, e o saldo aplicado rende a 100% do CDI desde o primeiro dia.

O produto vinha sendo implementado em etapas desde o segundo semestre do ano passado. Agora, chega a todos os clientes pessoas físicas, o que inclui os segmentos Uniclass e Personnalité, de média e alta rendas. O banco afirma que, nessa etapa, muitos clientes começaram a investir através do produto, embora não detalhe em números.

O cliente pode criar uma reserva ou um objetivo específico para guardar dinheiro. No caso da meta, é possível definir valor e data final, e os "cofres" permitirão novos aportes a qualquer momento.

A funcionalidade é similar às que bancos digitais, como Nubank e PicPay, têm oferecido a clientes. No Itaú, é uma evolução da ferramenta do Iti, lançada em 2022. O banco digital criado pelo conglomerado no começo desta década começou a ser migrado para o "superapp" do Itaú no final do ano passado, como parte de um movimento que envolverá 15 milhões de usuários quando estiver completo.

Nova ferramenta do Itaú é evolução da que havia no Iti, o banco digital da instituição financeira
Nova ferramenta do Itaú é evolução da que havia no Iti, o banco digital da instituição financeira
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

"Os Cofrinhos são uma ferramenta importante de gestão financeira, e dezenas de milhões de clientes passam a ter acesso a um método simples e rápido para fazer uma reserva, juntar dinheiro ou se organizar para uma meta pessoal", diz em nota o diretor de Negócios, Plataformas e Experiências Digitais do Itaú, João Araújo.

"Sabemos que muitas pessoas enfrentam dificuldades para organizar suas finanças quando todo o dinheiro está concentrado em um único saldo. Ouvindo nossos clientes, desenvolvemos uma solução prática e eficiente, que oferece a possibilidade de criar uma reserva a partir de um real, ou seja, de uma forma que é acessível para qualquer cliente", afirma o diretor de Plataformas de Contas, Pagamentos e Cartões, Mario Miguel.

Estratégia 'fortalece banco ante rivais', diz Citi

O Citi considera positiva a estratégia do Itaú Unibanco com os "Cofrinhos". Na visão do banco americano, o produto fortalece a posição do Itaú frente a rivais do mundo digital.

Para o analista Gustavo Schroden, os 'Cofrinhos' são um dos primeiros passos para tornar massiva a adoção do "superapp", a nova versão do aplicativo do banco que reúne clientes correntistas e não correntistas.

"(a ferramenta) fala sobre a disposição do Itaú em defender mercado em depósitos; e permite ao banco engajar de forma proativa a base da pirâmide e acompanhar os clientes em sua jornada financeira", diz o relatório enviado aos clientes do Citi.

Este último fator ganha importância sobretudo diante da competição dos bancos, tradicionais e digitais, por clientes de alta renda, que tendem a poupar mais dinheiro por ter mais renda disponível. Fintechs têm criado segmentos de alta renda, e oferecem ferramentas similares aos "cofrinhos" do Itaú.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade