Jerry Moss, co-fundador da A&M Records, morre nos EUA aos 88 anos
Um dos gigantes da indústria musical e que co-fundou a gravadora A&M Records ao lado do músico Herb Alpert, o empresário Jerry Moss morreu nesta quinta-fiera (18) aos 88 anos em sua residência em Bel Air, na Califórnia (EUA) de causas naturais. A noticia da morte de Moss foi dada pela sua esposa Tina à Associated Press.
De uma garagem em Los Angeles, Jerry Moss e Herb Alpert deram origem a uma gravadora, inicialmente chamada Carnival Records. Ao saberem que a marca já estava registrada, eles mudaram o nome da empresa para A&M, com base em suas iniciais.
Ao longo dos anos, clássicos como A Taste Of Honey de Herb Alpert, Show Me The Way de Peter Frampton, Love Will Keep Us Together de Captain and Tennille e Every Breath You Take do The Police foram conferindo à A&M, um gravadora independente, o status de um dos selos de maior sucesso na indústria musical global.
"De vez em quando, um disco passava por nós e Herbie olhava para mim e dizia: 'O que fizemos para merecer isso, que essa coisa incrível fosse lançada em nosso selo?'", disse Jerry Moss em 2007 em uma entrevista à Artist Music House.
"Herb era o artista e Jerry tinha a visão", disse a cantora Rita Coolidge em um evento onde Moss seria homenageado. "Certamente a A&M fez muita diferença e era o lugar onde todos queriam estar".
Atualmente, a A&M Records pertence à Universal Music, alocada em um grupo dentro da empresa nomeado Interscope Geffen A&M. Grandes nomes como Sergio Mendes, Peter Frampton, The Carpenters, The Police, Supertramp, Suzanne Vega, Joe Cocker, Procol Harum, Brothers Johnson e Sheryl Crow contribuíram para a história da gravadora que se tornou uma das grandes marcas da indústria musical.