John Deere vai adquirir fábricas da joint venture Deere-Hitachi
A John Deere anunciou acordo com a Hitachi Construction Machinery para encerrar contratos de manufatura e vendas da joint venture Deere-Hitachi. "A John Deere e a Hitachi entrarão em novos contratos de licenciamento e fornecimento de componentes, o que permitirá à John Deere continuar a fabricar e distribuir a atual linha de escavadeiras da marca Deere nas Américas", disse a companhia em nota. O acordo está sujeito à aprovação regulatória em várias jurisdições.
No comunicado diz que alterações entrarão em vigor em 28 de fevereiro de 2022. A John Deere adquirirá as fábricas da joint venture Deere-Hitachi, incluindo Deere-Hitachi Kernersville, NC, EUA; Deere-Hitachi Brasil em Indaiatuba, São Paulo; e Deere-Hitachi Specialty Products em Langley, BC, Canadá. Continuará fabricando escavadeiras de Construção e Florestal da marca Deere atualmente produzidas nas três fábricas da Deere-Hitachi.
O contrato de distribuição da John Deere para escavadeiras e equipamentos de mineração da marca Hitachi nas Américas será encerrado. A Hitachi assumirá a distribuição e o suporte destes produtos.
No comunicado, a John Deere diz que sua relação com a Hitachi começou no início da década de 60. Em 1988, as empresas formaram uma joint venture para fabricação de escavadeiras em Kernersville, NC, EUA. Em 1998, a Deere-Hitachi expandiu a parceria para incluir a produção de Máquinas Florestais na Deere-Hitachi Specialty Products em Langley, BC, Canadá. Em 2001, a John Deere e a Hitachi combinaram esforços de marketing e distribuição nas Américas. Em 2014, a manufatura de escavadeiras foi ampliada com a inauguração da fábrica da Deere-Hitachi Brasil, em Indaiatuba (SP).