PUBLICIDADE

Kinder Ovo, Nutella e Tic Tac: conheça o império bilionário da família Ferrero

Empresário e neto do fundador, Giovanni Ferrero é presidente executivo da empresa que detém mais de 35 marcas

8 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Ferrero é uma empresa italiana de chocolates e confeitaria fundada em 1946, com mais de 35 marcas, vendendo seus produtos em mais de 170 países ao redor do mundo e se tornando uma das maiores empresas do setor. No Brasil, presente desde 1994, instalou uma fábrica em Poços de Caldas, Minas Gerais.
Grupo Ferrero tem mais de 35 marcas
Grupo Ferrero tem mais de 35 marcas
Foto: Divulgação/Ferrero

Com diferentes propostas e sabores, as marcas Kinder Ovo, Nutella e Tic Tac têm mais pontos em comum do que muita gente imagina ao avistá-las nas prateleiras. Isso porque os produtos integram o grupo Ferrero, que tornou-se um verdadeiro império de bilhões.

De origem italiana, a empresa é chefiada pelo empresário e neto do fundador, Giovanni Ferrero, que tem uma fortuna estimada em US$ 40,2 bilhões, aproximadamente R$ 202 bilhões, pela cotação atual.

Segundo a Forbes, em 2023, o presidente executivo da Ferrero ocupava a 30ª posição no ranking de pessoas mais ricas do mundo. Além da dedicação aos negócios da família, o empresário ainda é romancista e tem diversos livros publicados.

Mas, o foco aqui é na parte doce, já que a Ferrero é considerada uma das maiores e mais conhecidas empresas do ramo de confeitaria e chocolates do mundo. Veja alguns destaques: 

  • O grupo registrou vendas de US$ 15 bilhões (cerca de R$ 75 bilhões) em 2022;
  • Em 2018, a Ferrero comprou por US$ 2,8 bilhões (mais de R$ 14 bilhões) todo o negócio de confeitaria da Nestlé, nos Estados Unidos;
  • No Brasil, presente há três décadas, a Ferrero tornou-se a terceira maior companhia do setor de chocolates no País, com unidade de produção em Poços de Caldas, em Minas Gerais, ainda conforme a Forbes.

Mas, nem sempre foi assim

Em 1946, a empresa teve início como uma pequena confeitaria de família na cidade de Alba, na Itália. Nesse período, os irmãos Pietro e Giovanni Ferrero trabalharam juntos para criar os produtos que definiriam a empresa.

Pietro, que é avô do atual presidente da Ferrero, foi o responsável pelo pontapé inicial em busca da inovação e criatividade nos negócios. Ele era chamado de 'o cientista' pelos amigos devido ao trabalho para encontrar novos sabores e texturas na confeitaria. Já seu irmão Giovanni encarregou-se com a estratégia comercial, ajudando a montar uma rede nacional de vendas para que as criações fossem apresentadas e conhecidas por toda a Itália.

Crescimento

Atualmente, com mais de 35 marcas no grupo, a Ferrero foi a primeira fabricante italiana após a Segunda Guerra Mundial a abrir fábricas e escritórios no exterior no setor de confeitaria, transformando a empresa em uma multinacional.

Nesse contexto, a expansão internacional começou de fato em 1956, com a inauguração de uma grande fábrica na Alemanha. Em seguida, a França foi escolhida para receber uma nova instalação. Com isso, o crescimento foi inevitável e seguiu para outros países da Europa, América do Norte e do Sul, África, Austrália e Sudeste Asiático. Os produtos da Ferrero são vendidos em mais de 170 países.

Além da expansão territorial, a Ferrero ampliou o catálogo de marcas e investiu em novos produtos, entre eles Thorntons, Fannie May, Butterfinger, Eat Natural e o produtor de sorvete Wells Enterprises.

"A tradição é como um arco. Quanto mais esticamos a corda do arco, mais longe podemos lançar as flechas da modernidade e da inovação", disse o presidente executivo, Giovanni Ferrero, em texto publicado em 2018.

Hora das avelãs

A partir da ideia de um negócio familiar, que chegou à terceira geração, a Ferrero destaca-se no mercado ao trazer novidades, mas sem esquecer dos ícones que consolidaram o grupo.

Criada em 1964, a Nutella é um dos produtos mais famosos do grupo. Formulada por Pietro Ferrero, o creme de avelã nasceu em meio às incertezas e escassez provocadas pela Segunda Guerra Mundial. Por conta do alto valor do chocolate, o experimento com as avelãs tornou-se uma possibilidade viável, já que os frutos eram abundantes na região de Alba. Para a receita, Pietro precisava de pouco cacau e, assim, conseguiria aproveitar o potencial nutricional e sabor das avelãs. Na época, a criação foi chamada de Super Crema.

Após cinco anos, a Ferrero revolucionou o mercado de doces com a criação do Tic Tac. Inicialmente, as balas eram chamadas de "Refreshing Mints". A mudança do nome só ocorreu um ano depois e foi inspirada no barulho feito pela caixinha quando é aberta e fechada.

Já o Kinder Ovo, criado em 1974, foi inspirado na tradição dos ovos de chocolate oferecidos na Páscoa e gosto das crianças pelas brincadeiras nesse período, como a caça aos ovos.

Palhaço de festa infantil, camelô e mais: 5 coisas inusitadas que empresários de sucesso já fizeram Palhaço de festa infantil, camelô e mais: 5 coisas inusitadas que empresários de sucesso já fizeram

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade