Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lançamento do Pix automático pode ocorrer somente em 2025

Nova função vai funcionar como uma espécie de débito em conta para pagamentos

3 mai 2024 - 10h27
(atualizado às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários
O Pix Automático é uma nova função que permitirá pagamentos recorrentes.
O Pix Automático é uma nova função que permitirá pagamentos recorrentes.
Foto: Adobe Stock

O Pix automático pode ser lançado somente em 2025. Embora o Banco Central (BC) tenha previsto que a ferramenta estará disponível para todos os brasileiros a partir de 28 de outubro deste ano, o calendário para desenvolvimento da ferramenta está atrasado. 

Segundo informações do jornal O Globo, integrantes da alta cúpula da autoridade monetária já reconhecem que há riscos diante do apertado orçamento do órgão e da equipe reduzida de o lançamento da modalidade ficar para o próximo ano, quando o BC já terá um novo presidente. 

Inicialmente prevista para abril deste ano, a ferramenta foi adiada em seis meses com a justificativa da complexidade do novo produto. O cronograma do BC indicava algumas etapas de desenvolvimento previstas para os quatro primeiros meses do ano, mas até agora nenhuma foi cumprida.

Como vai funcionar o Pix automático

O Pix Automático é uma nova função que permitirá pagamentos recorrentes pelo Pix, que funciona como um tipo de débito em conta, para pagamentos de faturas como conta de luz, água, telefone, mensalidades escolares, assinaturas de streaming, entre outros.

Segundo o BC, o Pix Automático foi desenhado de forma flexível e parametrizável, podendo ser utilizado como forma de recebimento por grande variedade de empresas, de diversos tamanhos e setores de atuação. 

Para o pagador, a modalidade trará mais comodidade, oferecendo alternativa de pagamento recorrente sem fricções. Segundo o BC, para o usuário a receber, o Pix Automático tem potencial para aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade