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Levantamento mostra aumento de preços em ao menos nove itens antes da Black Friday

No Brasil, a data comercial passou a ser adotada por muitos lojistas durante todo o mês de novembro

6 nov 2024 - 05h02
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Resumo
Preços de nove itens subiram antes da Black Friday, mas especialista aponta que aumento não é necessariamente provocado por falsas promoções.
Foto: Agência Brasil

Um levantamento feito a um mês da Black Friday mostrou que os preços de ao menos nove itens subiram antes da data comercial. A análise foi feita pelo Buscapé, ferramenta de comparação online de preços, entre a primeira e a terceira semana de outubro, com mais de 600 lojistas.

Os itens que apresentaram alta são: tênis (+36%), geladeira (+13%), ar-condicionado (+7%), fogão (+4%), lavadora de roupas (+3%), microondas (+2%), tablet (+2%), console de videogame (+1%) e TV (+1%). Já as categorias de notebook e celular e smartphone registraram queda de 3%.

Em entrevista ao Terra, Francisco Donato, superintendente Executivo da Mosaico no Banco PAN, dona da marca Buscapé, é comum notar essa variação de preços antes da Black Friday. Segundo ele, nem sempre esse aumento é feito visando ludibriar o consumidor.

“Em geral, um dos motivos de se ver uma oscilação de preços é justamente um momento do varejo que visa equalizar as ofertas para equilibrar o ticket diário e os fluxos logísticos durante o mês de setembro. Além disso, a alta procura por um produto pode ocasionar um aumento de preços, haja vista a disponibilidade e estoque desses itens”, afirma.

Ainda assim, ele complementa que o consumidor que se sentir lesado pode recorrer aos meios legais.

Os eletrônicos, que são uma das categorias mais buscadas durante a Black Friday, costumam ter os preços aumentados um pouco antes. Mas a própria procura antes da data pode aumentar seu preço, considera Donato.

Para ele, o ideal para o consumidor não cair em falsas promoções é fazer um monitoramento que comece pelo menos dois meses antes da data. Além disso, é preciso considerar que, no Brasil, tornou-se comum que as promoções comecem muito antes da Black Friday, mas durante todo o mês de novembro. 

“Sendo assim, faz-se mais do que necessário acompanhar os preços, inclusive acompanhando o histórico do item desejado, e criar alertas”, afirma. No Buscapé, site para o qual ele trabalha, Donato afirma que é possível ver o histórico de preços nos últimos 12 meses do produto e, assim, ter um preço médio dele para usar como base.

Fonte: Redação Terra
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