Líderes econômicos de Coreia do Sul, Japão e China afirmam que volatilidade cambial é um risco
Os líderes econômicos de Coreia do Sul, Japão e China disseram que o aumento da volatilidade do mercado de câmbio é um dos fatores de risco que podem afetar as perspectivas de crescimento regional no curto prazo.
"O crescimento regional se fortaleceu em 2023, impulsionado pela demanda interna robusta. Espera-se que a região cresça em um ritmo mais rápido em 2024, apoiada pela demanda doméstica, pela recuperação dos investimentos e das exportações e pelos gastos firmes dos consumidores", afirmaram em um comunicado conjunto na sexta-feira.
"Os riscos podem afetar as perspectivas da ASEAN+3 no curto prazo, incluindo tensões geopolíticas, um aumento nos preços globais de commodities e nos custos de transporte, e uma desaceleração no crescimento dos principais parceiros comerciais, bem como o aumento da volatilidade do mercado de câmbio impulsionado por repercussões negativas de fatores externos", afirmaram.
A declaração foi divulgada depois que os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais dos três países realizaram uma reunião trilateral paralela à reunião anual do Banco Asiático de Desenvolvimento realizada em Tbilisi, capital da Geórgia.