Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lira turca se recupera após bater nova mínima recorde frente ao dólar

13 ago 2018 - 07h24
(atualizado às 08h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A lira turca se recuperava da baixa recorde de 7,24 por dólar nesta segunda-feira, depois que o banco central prometeu fornecer liquidez e reduzir as exigências de reservas para os bancos turcos, mas seu colapso continuou abalando os mercados globais.

Funcionário conta notas de lira turca em agência de câmbio em Istambul, na Turquia 02/08/2018 REUTERS/Murad Sezer
Funcionário conta notas de lira turca em agência de câmbio em Istambul, na Turquia 02/08/2018 REUTERS/Murad Sezer
Foto: Reuters

O banco central, que surpreendeu os mercados no mês passado ao deixar a taxa de juros inalterada apesar da inflação de dois dígitos e da queda da lira, anunciou as movimentações de liquidez e reservas depois que o ministro das Finanças, Berat Albayrak, disse que as autoridades começariam implementar um plano de ação na segunda-feira.

A lira, que bateu a mínima recorde de 7,24 contra o dólar nas negociações asiáticas, reduzia as perdas depois dos comentários de Albayrak e do anúncio do banco central, chegando brevemente para 6,4. Às 7:15 (horário de Brasília), a divisa era negociada a 6,8790 por dólar.

A moeda turca perdeu mais de 40 por cento em relação ao dólar neste ano, em grande parte devido às preocupações com a influência do presidente Tayyip Erdogan sobre a economia, suas repetidas solicitações por taxas de juros mais baixas e o agravamento dos laços com os Estados Unidos.

Na sexta-feira, a lira despencou 18 por cento, atingindo ações dos EUA e da Europa, enquanto os investidores se assustavam com a exposição dos bancos à Turquia.

O recente colapso da lira na noite de domingo atingiu as ações asiáticas, enfraqueceu o rand sul-africano e impulsionou a demanda nos mercados globais por moedas seguras, incluindo dólar, franco suíço e iene. As ações dos principais bancos da Europa também perderam terreno.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade