Lixo espacial em chamas é visto no céu da California, nos EUA
Destroços eram parte de uma antena de comunicação do Japão lançada em 2009 e descartada em 2017.
O céu do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, foi iluminado pela queda de lixo espacial flagrada por moradores no último domingo (19). Os destroços pegaram fogo quando entraram novamente na atmosfera terrestre.
Os destroços eram partes de uma antena de comunicação descartada pela Estação Espacial Internacional há pouco mais de um ano, em fevereiro de 2022. Eles orbitam a terra desde então e voltaram a cair neste domingo. Os moradores foram surpreendidos pelas luzes fortes que foram capturadas em vídeo que viralizou.
Ver essa foto no Instagram
Ao The New York Times, Jaime Hernandez, que filmou as luzes, contou que estava em uma festa com os amigos quando notaram os pontos iluminados no céu. Ele afirmou que o fenômeno durou cerca de 40 segundos e que, apesar do choque, todos ficaram "maravilhados".
O Times também divulgou que o astrônomo Jonathan McDowell, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, declarou ter 99% de confiança de que as luzes eram de fato lixo espacial que entrou em combustão ao adentrar a atmosfera novamente.
Ainda segundo McDowell, o equipamento de comunicação era do Japão foi lançado em 2009 durante uma missão de um ônibus espacial e aposentado em 2017 depois que o satélite finalizou as operações.