Locação de imóvel: como saber se o valor do aluguel é justo?
Saiba o que deve ser comparado para saber se você está pagando caro ou barato
O setor imobiliário brasileiro utiliza três indicadores na hora de fixar o preço do aluguel de um imóvel: IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e o IVAR (Índice de Variação dos Aluguéis Residenciais). Todos eles medem a variação dos preços em um determinado período. No entanto, não são capazes de dizer objetivamente se o valor cobrado é ou não um preço justo.
Especialistas ouvidos pelo Terra argumentam que esse tipo de avaliação leva em consideração vários fatores. Para o proprietário ou inquilino que está fazendo isso pela primeira vez, a resposta para o valor justo de um aluguel deve partir de uma pesquisa de campo. É importante, por exemplo, comparar os preços praticados por imóveis semelhantes da mesma região.
“A questão de se saber se o valor do aluguel é justo passa por uma avaliação de mercado, ou seja, unidades de mesma metragem, mesmo padrão construtivo que estejam localizadas dentro da mesma região do mesmo bairro. Isso é o que dá a noção de equilíbrio do preço em relação às outras alternativas”, explica o economista João Rogério Filho.
André Braz, coordenador dos Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), sugere que proprietários e inquilinos busquem por sites e empresas especializadas no assunto. Ele cita, como exemplo, o Índice FipeZAP, que é o primeiro índice de preço com abrangência nacional que acompanha os preços de imóveis residenciais e comerciais.
“Existem alguns sites especializados que divulgam o preço médio de um imóvel para alocação de acordo com as suas características, como o número de quartos. Então, a pessoa querendo alugar um imóvel de três quartos em um determinado bairro, ela pode pegar usar essas tabelas como referência”, indica Braz.
Ruas e bairros mais caros de São Paulo
As ruas com os aluguéis residenciais mais caros da cidade de São Paulo se concentram no Itaim Bibi, em Pinheiros e na região dos Jardins. Com preço de R$ 267 por metro quadrado (m²), a rua Chilon é a mais cara para locação de imóvel, de acordo com levantamento feito pela DataZap.
Já em relação aos bairros, o Terra divulgou recentemente os 10 bairros com o metro quadrado de aluguel mais caro da capital, segundo levantamento realizado pelo QuintoAndar em parceria com o site Imovelweb. O bairro da Vila Olímpia tinha no mês de agosto o metro quadrado de aluguel mais caro da capital em média: