Lotex: governo autoriza Caixa a retomar aposta, conhecida como 'raspadinha'
Em 2015, o jogo foi suspenso após determinação do Ministério da Fazenda
O governo publicou nesta quinta-feira, 28, uma portaria autorizando a Caixa Econômica Federal a retomar a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), conhecida como "raspadinha". A decisão vem quatro meses depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar um decreto que abria caminho para a volta do jogo.
O jogo de loterias faz parte de um projeto da equipe econômica para arrecadar dinheiro ao caixa do governo. Em 2015, o jogo foi suspenso após determinação do Ministério da Fazenda. De acordo com a portaria, a Caixa poderá emitir as raspadinhas pelo prazo de 24 meses. Os bilhetes poderão ser físicos ou digitais.
A Fazenda prevê arrecadar cerca de R$ 3 bilhões ao ano com o jogo. A arrecadação obtida por meio das raspadinhas deve ser destinada em sua maior parte para pagamento de prêmios e recolhimento de imposto de renda.
Criada em 1990, a Lotex é popularmente conhecida como "raspadinha" porque para apostar o consumidor precisa usar algum objeto para raspar a cartela. É preciso usar um objeto, geralmente uma moeda, para raspar a cartela e saber se ganhou algum prêmio.