Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula critica imposto sobre herança e diz que no Brasil não há interesse em 'devolver o patrimônio'

Presidente disse que os 4% cobrados sobre herança no País são 'nada' e que nos Estados Unidos o imposto caro incentiva os empresários a fazerem doações

23 jul 2024 - 21h14
(atualizado em 26/7/2024 às 08h27)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 23, que o imposto sobre herança no Brasil é "nada", e por isso doações de patrimônio para educação e outras áreas são raras. Ele deu a declaração em cerimônia de homenagem aos dez anos do campus Lagoa do Sino, da UFSCar. A unidade, que fica em Buri, no interior de São Paulo, foi construía em uma área doada pelo escritor Raduan Nassar.

"Nos Estados Unidos, como o imposto é caro, tem muitos empresários que fazem doação", disse o presidente da República. "Aqui no Brasil não tem ninguém que faça doação, porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dele", disse.

O presidente repetiu que destinar recursos públicos para saúde e educação é investimento, não gasto. "País importante não é aquele que só exporta soja, milho e minério de ferro. É aquele que exporta inteligência, aquele que exporta conhecimento, aquele que exporta gente para produzir coisas de valor agregado. É com esse País que eu sonho. E por sonhar eu digo para os meus ministros: não utilize nunca a palavra gasto quando estiver falando de educação", afirmou.

"A palavra gasto vale para qualquer coisa, só não vale para cuidar da educação e cuidar da saúde, porque cuidar da saúde é investimento. Uma pessoa com saúde trabalha melhor, vive melhor, está mais feliz", disse o petista.

Na segunda-feira, 22, o governo confirmo o congelamento de R$ 15 bilhões em despesas. O detalhamento de quanto cada órgão do Executivo terá de economizar será divulgado na próxima terça-feira, 30.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade