PUBLICIDADE

Lula diz que alta do dólar faz parte de 'jogo de interesse especulativo contra o real'

O presidente complementou que não considera que suas falas tenham efeito significativo nas altas do dólar e voltou a criticar o BC

2 jul 2024 - 09h50
(atualizado às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Youtube/Uol

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) opinou sobre a crescente alta do dólar nas últimas semanas, que fechou o dia cotado a R$ 5,66 na segunda-feira, 1º. Em entrevista à rádio Sociedade da Bahia, nesta terça, 2, o petista disse considerar que há um "jogo de interesse especulativo contra o real no país" que tem mantido a valorização da moeda estrangeira.

"Obviamente que me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação", iniciou o presidente. Em seguida, Lula disse que quando retornar para Brasília, na quarta-feira, 3, vai ter uma reunião para discutir tal situação. "Não é normal o que está acontecendo", considerou.

Lula complementou que não considera que as altas da moeda estejam relacionadas às suas entrevistas. Ele deu como exemplo que, na semana passada, o dólar teria começado a subir 15 minutos antes de uma conversa dele com um portal.

Além disso, o presidente aproveitou para reiterar o que tem dito em quase todas entrevistas que participa, tecendo críticas à postura do Banco Central. "Definitivamente, eu acho que ele tem um viés político", afirmou Lula em referência ao presidente do BC, Roberto Campos Neto.

"Eu não posso fazer nada, porque ele é presidente do Banco Central, ele tem um mandato, ele foi eleito pelo Senado. Eu tenho que esperar terminar o mandato e indicar alguém", complementou Lula.

Agenda na Bahia

O presidente está na Bahia por causa das comemorações da Independência do Brasil na Bahia, ocorrida em 2 de julho de 1823. Na segunda-feira, 1º, Lula participou de uma série de entregas e, posteriormente, discursou em Salvador.

Na fala, o petista não mencionou o nome do pré-candidato à Prefeitura da capital baiana apoiado pelo PT, Geraldo Júnior (UNIÃO). Na manhã desta terça, porém, Lula tentou contornar a situação, citando diretamente o candidato tanto na entrevista quando em uma publicação nas redes sociais.

Depois da celebração do cortejo de celebração da Independência, o presidente segue agenda pelo Nordeste, indo para o Recife (PE).

'Eu não tenho que prestar conta a nenhum ricaço desse país', diz Lula em evento na Bahia:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade