Lula diz que não há obrigação de cumprir meta se 'tiver coisas mais importantes para fazer'
Declaração foi dada em entrevista à TV Record que será exibida na íntegra na noite desta terça; presidente afirmou ter divergência com o mercado por tratar como investimento ações vistas como gasto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 16, em entrevista à TV Record, em trecho noticiado pelo portal de notícias R7, que não há problema se o déficit do País for zero, 0,1% ou 0,2%. Ele também afirmou ser aceitável não cumprir a meta fiscal se houver coisas mais importantes para serem feitas.
"Você não é obrigado a estabelecer uma meta e cumpri-la se você tiver coisas mais importantes para fazer." A íntegra da entrevista será divulgada na noite desta terça pela TV Record. As afirmações foram publicadas pelo site de notícias da emissora em formato de texto, sem vídeo.
Lula disse, segundo o R7, que o Brasil é muito grande, e a cabeça de dirigentes e alguns especuladores é que é pequena. Ele afirmou ter uma divergência com o mercado por tratar como investimento algumas ações que os operadores enxergam como gasto. O presidente declarou ainda que tem seriedade fiscal.
Ele afirmou que o importante é que o País esteja crescendo e que fará o necessário para cumprir o arcabouço fiscal. Segundo o R7, Lula disse ser preciso primeiro ele estar convencido sobre a necessidade ou não de cortar gastos — o trecho foi reproduzido em citação indireta pelo site de notícias, sem a declaração exata entre aspas.