Lula volta a criticar taxa de juros e diz que BC deve pagar o preço
Presidente voltou a dizer que não vê explicação para o atual nível dos juros no país
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 23, que o Banco Central deve pagar o preço pela taxa de juros do país, voltando a criticar o atual patamar da Selic, de 13,75% ao ano, um dia após a autoridade monetária decidir manter os juros no mesmo nível.
Lula afirmou ainda, em entrevista a jornalistas após cumprir agenda em Itaguaí (RJ), que o país precisa gerar empregos, e voltou a dizer que não vê explicação para o atual nível dos juros no país.
Selic
A Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, foi mantida no patamar de 13,75% ao ano pela quinta vez seguida, confirmando as expectativas do mercado financeiro. O anúncio foi feito pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central nesta quarta-feira, 22.
A cada 45 dias, o Copom define se a taxa básica de juros da economia irá diminuir, aumentar ou seguir no mesmo patamar. A Selic segue fixada no mesmo valor desde agosto do ano passado. Para a manutenção da taxa, o BC se baseou em um conjunto de indicadores da atividade econômica que "corroboram para um cenário de desaceleração".