Magazine Luíza inicia caravana para recrutar vendedores digitais
O Magazine Luiza faz nesta quinta-feira a primeira parada da sequência de eventos pelo país chamada Caravana Magalu. O mote é recrutar vendedores locais para vender em seu shopping virtual. Com forte investimento em comunicação e usando e abusando da imagem de Luiza Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, a empresa conseguiu 13 mil inscritos no evento de Maceió.
Segundo dados fornecidos pela empresa, a cidade tem 37 mil varejos formais e, destes, 25 mil têm potencial para ingressar como lojistas virtuais da plataforma.
Durante o evento, os comerciantes recebem instruções de como se formalizar, além de ter acesso a cursos para aprender a vender melhor pela estrutura da empresa.
Para Danniela Eiger, analista da XP, a caravana é uma estratégia criativa para angariar vendedores e pode ser mais barata do que o investimento em mídias sociais para converter esses vendedores para a plataforma. "Quando se fala de comprar mídias em determinadas redes sociais, ou publicidade por busca de palavras no Google, você terá de pagar por isso. O cenário competitivo segue bastante duro. As companhias estão mais racionais, mas ainda está desafiador já que há menos demanda do consumidor", afirma.