Magazine Luiza obtém vitória no Cade em queda de braço com o Mercado Livre
Varejista havia comprado a fintech Hub Prepaid, mas rival entrou com recurso no órgão de concorrência, que foi negado
BRASÍLIA - O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) negou nesta quarta-feira, 14, recurso apresentado pelo Mercado Pago, empresa de pagamentos do Mercado Livre, e manteve a aprovação da compra da fintech Hub Prepaid pela Magalu Pagamentos, da Magazine Luiza. O Magalu está em uma "corrida" de aquisições - na manhã desta quarta, comprou, por exemplo, o site de conteúdos para o mundo geek Jovem Nerd.
A operação já havia sido aprovada, sem restrições, pela superintendência-geral do Cade, mas foi levada ao tribunal após a apresentação do recurso pelo Mercado Pago. A alegação foi que a Hub prestava serviços financeiros para o Mercado Livre e detém informações importantes sobre a empresa, que poderiam ser passadas para a concorrente Magalu, e que o Cade não investigou suficientemente essa questão.
Os conselheiros, no entanto, entenderam que a questão da troca de informações não cabe ao Cade e que a operação não traz prejuízos à concorrência e mantiveram a aprovação. Em dezembro do ano passado, a Magazine Luiza, por meio de sua subsidiária Magalu Pagamentos, anunciou a compra de 100% da instituição de pagamentos Hub Prepaid Participações por R$ 290 milhões.
A empresa adquirida tem mais de 250 colaboradores e cerca de 4 milhões de contas digitais e cartões pré-pago ativos, que movimentaram aproximadamente R$ 6,6 bilhões em 2020.
Na época, a Magalu disse que, após a integração com a Hub, os clientes do MagaluPay - pessoas físicas e jurídicas - passarão a contar com a plataforma de produtos e serviços financeiros do mercado, gratuita e de forma integrada com o aplicativo da empresa. Entre os serviços que serão oferecidos pela Megalu com o negócio está a abertura de conta digital para realizar compras, depósitos, transferências , pagamentos e saques, além de serviços como recargas de celular e vale-transporte.
Veja, a seguir, a lista de aquisições do Magazine Luiza nos anos de 2020 e 2021:
2020
- Hubsales, plataforma que possibilita a indústrias oferecer seus produtos diretamente aos consumidores por meio de marketplace
- CanalTech, plataforma multimídia com foco na produção de conteúdo de tecnologia em texto, áudio e vídeo, incluindo análises de produtos, podcasts, temas corporativos e cobertura do noticiário diário
- Stoq, startup que desenvolve sistemas de ponto de vendas (PDV) no modelo "Software as a Service"
- Betta, empresa de tecnologia
- InLoco Media, startup focada na comercialização de publicidade digital
2021
- Steal The Look, plataforma de conteúdo digital de moda, beleza e decoração
- VipCommerce, plataforma de e-commerce para supermercados
- GrandChef, startup de delivery focada em gerência para pequenos e médios restaurantes
- SmartHint, empresa de busca inteligente e de recomendação de compra para e-commerce
- Jovem Nerd, plataforma multimídia voltada para o público nerd e geek