Magnu Sousá se torna membro votante no júri do Grammy Latino
Magnu Sousá respira música 24h por dia desde que tomou consciência neste mundo. O sambista de 49 anos dedicou mais da metade de sua vida à carreira musical, sendo reconhecido e abençoado junto a seu irmão, Maurílio de Oliveira, pela lendária Beth Carvalho.
Celebrando a trajetória de defensor da memória do samba, agora, Magnu anuncia com exclusividade ao TMJ Brazil, que agora é membro votante a Academia de Música do Grammy Latino, se tornando um dos responsáveis por escolher indicados e vencedores.
"Às vezes a gente não está preparado para fazer parte de algo tão grandioso. Quando você ascende a algo tão importante relacionado ao que a gente faz, bate a ansiedade, mas sei que é normal. Então o samba sobrevive comparado a outros estilos. Quantos iguais a mim precisaram batalhar para que o samba alçasse esse voo?", reflete o cantor.
Em 1996, quando se apresentava com outros músicos no grupo Quinteto Café com Leite, recebeu as bênçãos da Madrinha do Samba, Beth Carvalho.
Com o grupo rebatizado de Quinteto em Branco e Preto, Magnu, Maurílio e cia. ganharam crescente fama na cena sambista. A ambição de expandir os raios de ação de sua arte como produtor, compositor e intérprete o levou a ser um dos fundadores no início dos anos 2000 da Comunidade Samba da Vela, que deu espaço para que novos compositores de samba ganhassem oportunidade de mostrar seu talento.
"A minha presença no Grammy, podendo votar em quem realmente tem talento, é uma super oportunidade. Tem bastante gente lá concorrendo com uma qualidade notável", declara.
Em 2012, com os álbuns Quinteto e Comunidade Samba da Vela, Magnu venceu o 24º Prêmio da Música Brasileira como Melhor grupo, consolidando o compositor como um dos mais criativos expoentes do samba contemporâneo.
Desde 2018, Magnu Sousá comanda ao lado do irmão, uma das maiores rodas de samba do Brasil, o Quintal dos Prettos. As apresentações são montadas com repertório acústico, como se fazia na década de 1980, uma verdadeira homenagem ao gênero em sua raiz.
O público e os músicos entram em simbiose nas edições mágicas do Quintal, fazendo do evento um dos mais importantes do país. No mesmo ano Beth Carvalho batiza oficialmente o Quintal dos Prettos, em um evento realizado pelos irmãos em comemoração ao aniversário de 72 anos da cantora.
Magnu e o Quintal dos Prettos, case de sucesso no samba
Em termos de reconhecimento de público, o projeto Quintal dos Prettos ganhou o seu primeiro registro audiovisual intitulado Quintal dos Prettos Ao Vivo, trazendo convidados como Maria Rita, Emicida, Arlindinho, Salgadinho e Fred Camacho, acumulando mais de 39 milhões de visualizações no YouTube e mais de 135 mil ouvintes mensais no Spotify, mostrando que além do acolhimento de seus iguais músicos, Magnu e Maurilio são queridos pelo público.
Este ano, o Prettos lançou o DVD Prettos no Pagode, projeto que marcou os dez anos de reunião profissional dos irmãos. O repertório reúne sambas clássicos de importantes autores da cultura popular e outros clássicos como Nos Pagodes da Vida, Samba no Quintal, Fogo de Saudade, Sempre Acesa, Andança, Isso é Fundo de Quintal, Novo Viver, Quintal do Céu e Filosofia de Quintal, o que tem rendido shows aclamados desde então.
Em maio deste ano, na edição de aniversário do Quintal, o projeto foi apadrinhado por Emicida, rapper que já trabalhou junto com a dupla em diversas ocasiões. O artista participou da gravação do DVD ao vivo do Quintal dos Prettos, além do duo ter assinado a direção musical do podcast Sambas Contados da Globoplay e terem participado do show especial de despedida da turnê AmarElo, A Gira Final, entre outras parcerias.
Foi mais um capítulo importante da história do músico, que já fez parceria com Maria Rita, Alcione, Diogo Nogueira, Jair Rodrigues, Emicida, Paulo Miklos, Almir Guineto, Nei Lopes, entre outros. Além da carreira notável como compositor, cantor e intérprete. Pode-se dizer que desde o primeiro samba cantado, Magnu plantou a semente que colhe hoje.
Magnu ressalta que essa conquista não é individual. Além do irmão Maurílio de Oliveira, parceiro fiel do duo Prettos, ele cita Margareth Valentim, empresária de sua carreira, como pilar da continuidade de sua jornada na música que começou com o pai músico e a mãe cantora levando o garoto ao estúdio: "Muitos amigos meus não tiveram oportunidade. Graças ao bom Deus e aos Orixás eu tenho uma família que me apoiou muito. Margareth, o Maurílio, são pessoas que me empurram para frente. Chegando aos 50, posso dizer que sem o apoio dessas pessoas eu não chegaria longe"
O músico concluiu o curso universitário em Gestão Pública e em breve concluirá a pós-graduação em Music & Business pela renomada Fundação Getúlio Vargas (FGV), o que vai profissionalizar ainda mais seu talento em gestão com o mercado da música.
"Cresci com muitos sonhos e me sinto realizado de ter alcançado alguns deles. Sigo me preparando, afinal, é muito importante que o artista esteja preparado para lidar com a parte administrativa nos dias de hoje, tratando a música com seriedade e profissionalismo", conclui.