Maior navio de transporte de gás natural do mundo é lançado
O casco do maior navio de transporte de gás natural do mundo foi lançado para fora da doca seca no estaleiro Samsung Heavy Industries (SHI) em Geoje, Coréia do Sul, onde a unidade está em construção. De acordo com a Royal Dutch Shell, detentora da embarcação, o navio será capaz de transportar a mesma quantidade de litros que 175 piscinas olímpicas juntas.
Com 488 metros de comprimento, a embarcação será maior que a Casa de Ópera de Sidney, o London Eye, o Taji Mahall e a Torre Eiffel, segundo a Shell. A empresa deve ancorar a embarcação a 200 km da costa da Austrália, com objetivo de atender o crescente mercado asiático em um projeto de referência que deverá custar cerca de US$ 10 bilhões.
O projeto do campo de Prelude com GLN embarcado, o qual a Shell prevê iniciar em 2017, será capaz de produzir 3,6 milhões toneladas de gás super-resfriado em um ano, no maior navio do mundo - mais comprido que quatro campos de futebol e quase seis vezes o tamanho do maior porta-aviões.
De acordo com a Shell, 600 engenheiros trabalham no projeto de instalação do navio. A embarcação, de 93 metros de altura, utilizará 6.700 propulsores e irá retirar 50 milhões de litros de água do oceano por hora para ajudar a resfriar o gás natural. A expectativa é de que ficará na costa australiana entre 20 e 25 anos para desenvolver o projeto.