Maioria dos brasileiros vai usar o 13° para pagar dívidas
Para presidente da ACSP, números de nova pesquisa mostram que o consumidor está mais cauteloso
A maioria dos brasileiros vai gastar a primeira parcela do décimo terceiro salário no pagamento de dívidas. Outra grande parte vai utilizar o benefício para poupar. As informações são de uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo divulgada nesta terça-feira.
De acordo com os dados, 28,9% dos trabalhadores vão usar o dinheiro para pagar dívidas (há um ano, eram 24,5%) e 20% vão poupar (ante 20,4% de 2013).
"Quase metade dos brasileiros vai usar a primeira parcela do 13º salário para quitar dívidas ou poupar, o que mostra que o consumidor está mais cauteloso, responsável, consciente. Isso sugere também que ele pode estar preocupado com as definições e mudanças na política econômica e, por isso, opta por fazer uma reserva", explicou Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Ainda segundo a pesquisa, ficaram praticamente estáveis as intenções dos consumidores de comprar presentes (20% ante 18,4% há um ano), roupas (2,2% ante 2%), alimentos para festas de fim de ano (2,2% ante 2%) e fazer reformas na casa (4,4% ante 4,1%). Em relação às viagens, o estudo constatou aumento: 8,9% contra 6,1% no ano passado.