Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maioria dos gestores aposta em alta de 0,75 pp na Selic, diz XP

10 dez 2024 - 15h34
Compartilhar
Exibir comentários
taxa Selic, taxa de juros - Onde investir em junho XP analistas
taxa Selic, taxa de juros - Onde investir em junho XP analistas
Foto: Suno

De acordo com relatório da XP, a maior parte dos gestores multimercado esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central eleve a taxa Selic em 0,75 pp nesta quarta-feira (11), para 12% ao ano.

A equipe de fundos da XP realizou uma pesquisa com 32 gestores multimercado macro entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro. O objetivo foi compreender como os gestores estão posicionados e suas projeções para os principais indicadores econômicos.

A pesquisa revelou que 81% dos gestores esperam um aumento de 0,75 ponto percentual na taxa Selic nesta próxima reunião. 13% apostam em um ajuste mais moderado de 0,50 p.p., e outros 6% acreditam em uma elevação de 1 p.p. Na média, a expectativa é de que a Selic termine o ano de 2024 em 12,00%.

O aumento recente nas pressões cambiais e a revisão para cima das projeções de inflação reforçam o cenário de aperto monetário.

Os gestores agora projetam um IPCA de 5% para o final de 2025, acima dos 4,4% esperados pelo mercado no último Boletim Focus.

Para o PIB de 2025, a estimativa média dos gestores é de crescimento de 2,1%, superando a projeção de 1,9% do mercado.

No mercado de juros, a pesquisa apontou uma redução no posicionamento "tomado em juros nominais" (que reflete expectativa de alta nos juros) em 6 pontos percentuais, para 18%.

Paralelamente, houve um aumento no posicionamento "neutro" e "aplicado" (que indica visão de queda nos juros), que passou de 28% para 31%.

Um destaque foi o crescimento de 12 pontos percentuais no posicionamento "tomado em inclinação", sugerindo que os gestores estão apostando em mudanças na estrutura da curva de juros.

Com o Copom prestes a anunciar sua decisão sobre a Selic, as apostas refletem um cenário de cautela e divisão de expectativas, destacando os desafios para a política monetária no Brasil em um ambiente de pressões inflacionárias e incertezas globais.

Suno
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade