Mantega vê crescimento de até 2,5% para o Brasil em 2014
Sobre o desempenho dos últimos dois anos, ministro afirmou que o mercado internacional viveu “uma grande crise nos últimos anos e isso reduziu a performance de vários países e aqui no Brasil também”
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira que o crescimento da economia brasileira deve ficar entre 2,3% e 2,5% neste ano. Durante o evento Rumos da Economia, o que fizemos e o que precisamos fazer", que reúne especialistas do ramo, em São Paulo, o ministro afirmou também que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas) deve crescer 3% em 2015.
“Estamos projetando algo como 2,5% este ano, 3% em 2015, considerando uma recuperação cada vez maior da economia internacional. Há um compromisso do governo em manter a solidez fiscal nos próximos anos e neste ano”, afirmou.
Sobre o fraco crescimento do PIB brasileiro nos últimos dois anos, o ministro disse que o mercado internacional viveu “uma grande crise nos últimos anos e isso reduziu a performance de vários países e aqui no Brasil também”. Mantega também vê exagero dos mercados com relação ao País.
”Os mercados sempre exageram ou pra melhor ou pra pior e no caso do Brasil, assim como em 2008, 2009 e 2010, havia um otimismo exagerado, depois passou a ter um pessimismo exagerado.”
O Ministro da Fazenda acredita que a crise mundial caminha para o fim, mas que o processo não é rápido. “A recuperação da economia mundial já começou, mas caminha lentamente. Os países estão com desempenho econômico menor. Ainda há um caminho a percorrer até que a recuperação a economia mundial possa irradiar na brasileira.”